O ESPAÇO SIDERAL

O espaço sideral


O que é espaço?



  Espaço sideral é todo o espaço vaziou, não ocupado por corpos celetes no universo. Em termos mais científicos, em meio a astronomia usa-se a denominação "espaço externo" ou "espaço sideral" para fazer referência a todo espaço que transcende o espaço englobado da atmosfera terrestre. Ninguém realmente sabe onde termina o "espaço aéreo" e onde começa o "espaço sideral". Isso pode parecer irrelevante, mas definir essa fronteira é importante por diversos motivos—incluindo, entre outros, os critérios a serem atendidos para que uma pessoa seja considerada um astronauta.



COMO O ESPAÇO É DEFINIDO HOJE EM DIA?

   Basicamente, a maioria dos especialistas afirma que o espaço começa no ponto onde as forças dinâmicas orbitais se tornam mais importantes do que as forças aerodinâmicas, ou onde a atmosfera apenas não é suficiente para sustentar um veículo em velocidade suborbital.

    Historicamente, sempre foi difícil fixar esse ponto em uma determinada altitude. Na década de 1990, o físico húngaro Theodore von Kármán determinou a fronteira a cerca de 50 milhas de altitude, ou aproximadamente 80 quilômetros acima do nível do mar. Hoje, contudo, a linha de Kármán está situada naquilo que a NOAA chama de "fronteira_imaginaria", a cerca de 62 milhas de altitude, ou quase 100 quilômetros acima do nível do mar.

Andre C. Moreira 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog